Séries ofertadas

A criança deve completar a idade referente ao curso até 31 de Março no ano corrente.

A Resolução do Conselho Nacional de Educação de nº 01/2010, estabelece que as matrículas sejam feitas para crianças que completem 06 anos até o dia 31 de março, data seguida pela legislação Estadual.

Proposta pedagógica

A Proposta Pedagógica da Educação Infantil esta fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) documento preparado por especialistas de cada área do conhecimento, com a valiosa participação crítica e propositiva de profissionais de ensino e da sociedade cívil, prevista na Constituição de 1988, na LDB de 1996 e no Plano Nacional de Educação de 2014.

Visualizamos a Educação Infantil como o início e o fundamento no processo educacional, entende-se como a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos e famíliares para então ser iniciado uma situação de socialização estruturada.

Vinculamos a educação infantil ao Educar e o Cuidar, entendendo o cuidado como algo indissocíavel do processo educativo. A nossa educação Infantil objetiva ampliar o universo de experiencias, conhecimentos e habilidades das crianças diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar a educação familiar.

Penamos no desenvolvimento integral das crianças, levando em consideração as culturas plurais, dialógo com a riqueza e diversidade cultural das famílias e da comunidade.

Buscamos o seu crescimento através de uma evolução harmoniosa dos aspectos biológicos, físoco, motor, cognitivo, afetivo e emocional, enfatizando a Coordenação Motora e o preparo para a escrita.

Valorizamos as interações e brincadeiras como verdadeiros alicerces para a construção e apropriação do conhecimento.

Aprendizagem, desenvolvmento e socialização são possíveis e facilitados mediante interações realizadas em sala de aula, com a midiação da Professora e a participação ativa da família.

Acreditamos que o brincar amplia e potencializa as possibilidades da aquisição do conhecimento, e principalmente em lidar com as diferenças e capacidades.

Estabelecemos então que a Proposta pedagógica do JBN deverá ser baseada na elaboração de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores nos termos da LDB.

Entendemos as crianças como um sujeito histórico e de direitos, que nas interações, relações e práticas cotidianas, molda sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona, constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade e produz cultura.

Interações e brincadeiras são pensadas pelo JBN como eixos estruturantes para estabelecer a prática pedagógica da Educação Infantil.

Fundamentamos nossa proposta na convivência das crianças com outras crianças e com adultos, no brincar cotidianamente de diversas formas, participando ativamente e desenvolvendo linguagens e elaborando conhecimento, explorando os movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções e ampliando seus saberes, expressando-se como sujeito dialógico, criativo, sensível e principalmente construir sua identidade pessoal, social e cultural. Constituindo assim uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas interações, brincadeiras e linguagem.

Propomos uma intencionalidade educativa às práticas pedagógicas que consiste na organização e elaboração, pelo educador, de experiências que permitam às crianças a conhecer a si e ao outro e de conhecer e compreender as relações.

Evidenciamos a aprendizagem ocorrida durante esse período, no entanto sem nos preocupar com promoção ou classificação das crianças. Buscamos atividades que desenvolvam nos alunos práticas e cuidados pessoais (alimentar-se, vestir-se, higienizar-se), que ampliem as brincadeiras, que multipliquem as experimentações com vários tipos de materiais, que os aproximen da literatura e principalmente que fortaleçam o lidar com o outro.

Registramos todos os avanços e evolução dos nossos alunos através de relatórios, fotografias, desenhos e textos que evidenciam a ascenção ocorrida durante o período observado.

Por entendermos a Educação como um processo de fundamental importância para a transformação social e a conquista da cidadania, está ciente do papel do Colégio JBN na sociedade. Sabemos que a atividade educacional constitui um compromisso social, e que nós, seus agentes, somos responsáveis por seus resultados perante a sociedade.
Acreditamos que o aluno tem o compromisso de aprender. Sua responsabilidade de aplicar seu conhecimento na vida social começa na escola. Por isso, trabalhamos com a convicção de que a educação não é apenas um direito, mas também um dever para com a sociedade em que vivemos.

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